VEJA: CUT promove debate entre as chapas que disputam as eleições da OAB-SP

Encontro será nesta segunda, às 14h, com transmissão pelo Facebook da CUT-SP; Disputa pela maior seccional do país tem cinco chapas concorrendo

Publicado: 22 Novembro, 2021 - 08h30 | Última modificação: 22 Novembro, 2021 - 16h18

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Arte: Maria Dias/CUT-SP

Nesta segunda-feira (22), a Secretaria de Assuntos Jurídicos da CUT-SP realiza uma plenária virtual com a participação de representantes das chapas que concorrem à nova direção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Paulo.

A plenária terá transmissão ao vivo pela página do Facebook da CUT-SP, a partir das 14h. Pela rede social, será possível enviar perguntas aos participantes.

Para esse encontro da CUT, foram convidados representantes de todas as cinco chapas que disputam o pleito da maior seccional do país, que terão a possibilidade de apresentar suas propostas à categoria e sobre os rumos da entidade no estado.

Em meio ao cenário político do país, a disputa pela direção da OAB-SP tem um peso importante, provocando apoios e torcidas dos diferentes setores da sociedade e de campos ideológicos, já que a entidade é a maior instituição de classe do país e é reconhecida, historicamente, pelos seus posicionamentos em momentos cruciais da democracia brasileira.

Além disso, o Conselho Federal da entidade é um dos atores que podem, segundo a Constituição do país, propor ações diretas de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade, podendo fazer com que o Supremo Tribunal Federal (STF) discuta pautas consideradas importantes para a sociedade.

“O diálogo social e a busca por saídas coletivas para o enfrentamento de todas as crises que assolam o povo e a classe trabalhadora precisam, mais do que nunca, reunir atores comprometidos com o projeto de transformação social e com a agenda de defesa da justiça social, como é o caso da OAB. Por isso, achamos fundamental promover esse encontro para conhecer e dialogar com os que concorrem à direção da entidade”, afirma Vivia Martins, secretária de Assuntos Jurídicos da CUT-SP, que fará a mediação do encontro junto com o secretário de Organização e Política Sindical, Hélcio Marcelino. O presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, também estará presente.

A eleição da OAB-SP será no próximo dia 25, com quase 400 mil advogados aptos a participarem. O voto é obrigatório e será por meio de urnas eletrônicas espalhadas nas 253 subseções do estado e na seccional da capital.

A chapa eleita terá mandado de três anos, com início em 2022. Uma novidade nesta eleição é que as chapas precisaram garantir, em suas composições, a paridade de gênero e racial.

Plenária com os candidatos e candidatas à direção da OAB-SP
Segunda, 22 de novembro de 2021
14h – Transmissão pelo Facebook da CUT-SP