CUT e Sindsep realizam seminário sobre transição ecológica justa para trabalhadores
Atividade ocorre em meio a ocorrências climáticas no Brasil, que forçam uma discussão emergencial sobre o tema com a participação da classe trabalhadora
Publicado: 14 Maio, 2024 - 11h06 | Última modificação: 14 Maio, 2024 - 11h38
Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Nos dias 13 e 14 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente da CUT-SP e o Sindsep (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo) realizam o 2º Seminário Sindicalismo e Meio Ambiente: Políticas Públicas Municipais e Transição Justa. A atividade será realizada, das 9h às 18h, na sede do sindicato, na Rua da Quitanda, 101, no 2° andar, no centro da capital paulista.
Para participar, é preciso se inscrever pelo site: https://www.escolasindsep.com.br/inscricao.php?ID=71
O seminário terá o objetivo de sensibilizar os trabalhadores e trabalhadoras sobre os temas relacionados às crises socioambientais e seus desdobramentos em nível global e local; apontar a contribuição das políticas públicas municipais na prevenção e correção de diferentes crises socioambientais; introduzir a temática da transição ecológica justa, apontando possibilidades de ações dos trabalhadores nas lutas para a superação destas crises; e a articulação de Coletivos de Meio Ambiente da CUT-SP como ferramenta de luta socioambiental;
Desde o final de abril, cidades do Rio Grande do Sul estão sendo atingidas por fortes chuvas que causaram inundações recordes, deixando milhares de pessoas desabrigadas, além de mortos e desaparecidos. Estudo da ClimaMeter, um consórcio de diversos cientistas, aponta que a tragédia em terras gaúchas foi intensificada pelas mudanças climáticas provocadas pela atividade humana.
E esses fenômenos têm sido frequentes em diversas partes do planeta, sendo potencializados pelos desmatamentos, a verticalização de cidades sem planejamento e a atuação do agronegócio, por exemplo.
“Estamos diante de um debate que não pode ser mais adiado, mas ele tem de ocorrer com a participação da classe trabalhadora, que são os principais atingidos pelas crises. Por isso, a transição justa propõe um conjunto de políticas que garantam o caminho para uma produção com baixas emissões de gases de efeito estufa ao mesmo tempo em que oferece condições de vida e trabalho dignas a todos e todas”, afirma a secretária de Meio Ambiente da CUT-SP, Solange Ribeiro.
2º Seminário Sindicalismo e Meio Ambiente: Políticas Públicas Municipais e Transição Justa
Data: 13 e 14 de junho
Horário: 9 às 18 horas
Local: Auditório do Sindsep: Rua da Quitanda, 101 – 2° andar
Inscrição pelo site da Escola De Formação do Sindsep
https://www.escolasindsep.com.br/inscricao.php?ID=71