Curso da CUT e do Diesat amplia formação sobre saúde do trabalhador em São Paulo
Formação ocorreu entre os meses de junho e agosto de forma virtual
Publicado: 18 Agosto, 2023 - 16h20 | Última modificação: 18 Agosto, 2023 - 18h23
Escrito por: Vanessa Ramos
O encerramento do programa de "Formação em Saúde do Trabalhador: contexto histórico, práticas e políticas” ocorreu nesta sexta-feira (18), na sede da CUT, na capital paulista.
Realizado entre os meses de junho e agosto, o curso foi promovido pela secretaria de Saúde do Trabalhador da CUT-SP e o Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat). Passaram pela formação cerca de 120 pessoas.
O curso buscou fornecer maior conhecimento sobre a realidade dos ambientes e condições laborais, considerando os trabalhadores e trabalhadoras como protagonistas na relação saúde-doença e acidentalidade no contexto do mundo do trabalho.
“Foi uma grande oportunidade poder proporcionar um momento de capacitação aos trabalhadores e trabalhadoras cutistas. A ideia é nos multiplicarmos na atuação dessa temática, seja nas bases, seja nos fóruns de discussão e debate”, afirma o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SP, José Freire da Silva.
De acordo com o coordenador técnico do Diesat, Eduardo Bonfim da Silva, o curso foi pensado em seis eixos, tratando sobre políticas públicas de saúde, normas regulamentares, tipos de doenças relacionadas ao mundo do trabalho, assim como um panorama das ações sindicais nessa seara.
“Fizemos uma discussão transversal junto aos sindicatos sobre a importância da atuação no campo da saúde do trabalhador. A orientação apresentada em cada um dos eixos nos permitiu conhecer melhor os instrumentos de atuação sindical e o quanto essa pauta precisa ser uma ação prioritária dentro de cada entidade sindical para promover ações e políticas públicas em nossos territórios”, destaca.
Assista aos depoimentos sobre o curso "Formação em Saúde do Trabalhador: contexto histórico, práticas e políticas”