Contra ataques de Bolsonaro a jornalistas, ação será ajuizada na quarta

Objetivo é que Bolsonaro seja impedido de utilizar quaisquer de suas redes sociais para publicar ou repostar manifestações com ofensa, deslegitimação ou desqualificação à profissão de jornalista

Publicado: 06 Abril, 2021 - 14h05 | Última modificação: 06 Abril, 2021 - 14h23

Escrito por: Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Reprodução

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) prepara uma ação civil pública por danos morais coletivos causados por Jair Bolsonaro à imprensa. Segundo o Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa no Brasil – 2020, elaborado pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), o presidente foi o principal responsável pelos ataques contra a imprensa, os quais aumentaram 105% em relação a 2019. A ação pretende mostrar que Bolsonaro é responsável por inúmeras manifestações agressivas contra a categoria dos jornalistas profissionais, o que vêm desencadeando uma série de ataques aos profissionais de imprensa por parte de correligionários e apoiadores.

O objetivo é que Bolsonaro seja impedido de utilizar quaisquer de suas redes sociais para publicar ou repostar manifestações com ofensa, deslegitimação ou desqualificação à profissão de jornalista ou à pessoa física dos profissionais de imprensa. O processo também vai pedir que ele seja impedido de vazar dados pessoais de jornalistas.

O SJSP planeja ingressar com a ação no dia 7 de abril - dia do jornalista - para reforçar, nesta data, o urgente combate à principal ameaça à liberdade de imprensa hoje no país. Na mesma data, o Sindicato organiza uma coletiva de imprensa virtual para divulgar os principais argumentos e os objetivos do processo. Um dos oradores será o jornalista José Antônio Arantes, vítima de atentado contra sua residência a sede de seu jornal em Olímpia (SP), um dos casos mais graves citados na petição.

Serviço – Coletiva de imprensa virtual
Quarta, 7 abril, às 11h, pelo Zoom
Inscrições para recebimento do link: http://bit.ly/ColetivaSJSP

Mais informações: (11) 99461-5136 - Adriana Franco