• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Companheira Márcia Pinatti, presente!

CUT-SP recebe com muito pesar a notícia da morte de nossa assessora de Formação

Publicado: 13 Setembro, 2021 - 12h28 | Última modificação: 13 Setembro, 2021 - 14h03

Escrito por: CUT São Paulo

Arte: Maria Dias/CUT-SP
notice

A direção e o conjunto dos trabalhadores e das trabalhadoras da CUT-SP receberam com muita tristeza a notícia da morte de Márcia Regina Pinatti Martin, aos 56 anos, nesta segunda-feira, 13 de setembro. Márcia atuava como assessora na Secretaria de Formação da CUT-SP e foi vítima de um tumor neuroendócrino, que enfrentava desde 2019.

Mulher guerreira e generosa, Márcia deixa um importante legado no fortalecimento do movimento sindical em São Paulo, onde colaborou na formação de base de muitas lideranças da classe trabalhadora.

Quem não se lembra das inúmeras partilhas e dinâmicas realizadas com o apoio de Márcia no Instituto Cajamar (Inca), histórico centro de formação político-sindical, onde foi criada a antiga Cooperativa dos Trabalhadores do Instituto Cajamar, a Cooperinca?

Todes que tiveram a oportunidade de conhecê-la, certamente guardarão boas memórias, além do imenso aprendizado proporcionado por ela, de partilha e solidariedade.  

Nascida em São Paulo, em 22 de maio de 1965, Márcia iniciou a militância no movimento social ainda na adolescência. Estudou socialismo numa igreja da zona leste, formou-se em História e ajudou na construção do Partido dos Trabalhadores (PT), onde também atuava como formadora.

Em 1997, quando trabalhava na empresa de energia elétrica de São Paulo, a Eletropaulo, ajudou a fundar o Sinergia CUT (Sindicato dos Trabalhadores Energéticos do Estado de São Paulo). Entrou na CUT-SP em 2007 para fortalecer o projeto de formação sindical da entidade, voltado a toda base CUTista no estado de São Paulo. Seguiu conosco até o último momento.

Márcia deixa cinco filhos: Maria, Carolina, Laura, Júlia e Vitor, e um neto, Leonardo.  

Seu velório ocorre nesta segunda, a partir das 13h, no centro de Taubaté, no interior paulista. Em seguida, está previsto um cortejo até o Cemitério Municipal da cidade.

Neste momento de luto, a CUT-SP se solidariza com familiares e amigos e afirma que sua trajetória seguirá inspirando nossas lutas na busca por um Brasil mais justo.

Companheira Márcia Pinatti, presente!

Direção Executiva da CUT-SP

São Paulo, 13 de setembro de 2021

Em militância, ainda na adolescência
Márcia (à direita), ao lado de seu neto, Leonardo, e sua mãe

Equipe da Secretaria de Formação da CUT-SP e familiares de Márcia durante encontro com a ex-presidenta Dilma