Comitê Popular de Luta é lançado na cidade de Limeira (SP)
Atividade ocorreu na Câmara Municipal
Publicado: 30 Junho, 2022 - 22h00 | Última modificação: 30 Junho, 2022 - 22h09
Escrito por: Vanessa Ramos e Rafael Silva - CUT-SP

Movimentos populares e entidades sindicais lançaram na última quarta-feira (29) o Comitê Popular de Luta de Limeira, no interior paulista.
Com o objetivo de ampliar as lutas locais, a atividade reuniu diferentes representações políticas no evento realizado na Câmara Municipal de Limeira, na Rua Pedro Zaccaria, 70, no Jardim Santa Luiza. A atividade contou ainda com apresentação da cantora Simone Carvalho.
“Os comitês estão sendo lançados em todas as regiões do estado de São Paulo, em um compromisso de diálogo e unidade. Nossa luta é por direitos e democracia plena, ainda mais depois das consequências de um governo que promoveu as reformas que trouxeram inúmeros prejuízos à classe trabalhadora”, afirmou a presidenta da CUT São Paulo, Telma Victor.
Em cada região, os comitês terão o papel de ampliar o diálogo com a população local sobre os problemas enfrentados pelos brasileiros e pelas brasileiras, apontar os caminhos de luta e desenvolver ações de solidariedade.
“Os comitês surgem como um movimento nacional que ajudará a todos a pensar num Brasil melhor, pois sabemos que isso é possível”, disse a presidenta da Fetam (Federação dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal no Estado de São Paulo) e diretora do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Limeira (Sindsel), Nicinha Lopes.
Além da CUT, estiveram presentes representantes da União Geral dos Trabalhadores (UGT), da Nova Central, do Partido dos Trabalhadores (PT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da UJS (União da Juventude Socialista), do Coletivo dos Estudantes da Unicamp, do Coletivo Sobreviver, da Associação da Diversidade de Limeira e o mandato da vereadora Isabelly Carvalho (PT).
Coordenador da subsede da CUT-SP em Campinas, Agenor Soares, celebra o fato de todas as forças sindicais da região terem se unido nessa iniciativa. “Será uma luta coletiva das entidades, que terá como missão o combate à fome, a defesa dos direitos e o resgate da democracia”.
Ainda do movimento sindical, participaram representantes do Sindicato dos Bancários de Limeira, do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Limeira e Região (Stial), do Sindicato dos Comerciários de Limeira (Sinecol), do Sindsel, do Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Urbano de Limeira (Sindtrull), do Sintijob (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias das Joias de Limeira) e da oposição metalúrgica CUTista.