• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Coletivo de Combate ao Racismo da CUT Campinas lança calendário 2019

Nesta edição, calendário apresenta a atuação dos sindicatos no combate à discriminação

Publicado: 06 Novembro, 2018 - 15h56 | Última modificação: 06 Novembro, 2018 - 16h50

Escrito por: CUT Campinas, com edição da CUT-SP

CUT Campinas
notice

No último dia 31 de outubro, o Coletivo de Combate ao Racismo da subsede Campinas da CUT São Paulo lançou o calendário temático, edição 2019. O material, que já virou tradição entre as entidades da região, tem se constituído uma ferramenta importante de informação e também de formação sobre a questão racial no mundo do trabalho. 

Para 2019, o calendário traz informações sobre o que as entidades sindicais, filiadas à CUT, estão desenvolvendo para impulsionar o debate da questão racial nos diferentes espaços, sobretudo nos locais de trabalho. Ao longo de doze páginas, a cada mês, uma entidade mostra quais as atividades estão sendo empreendidas para superar o racismo e toda e qualquer forma de discriminação. 

CUT CampinasCUT Campinas
Caption

O ato de lançamento, que abriu as atividades do Mês da Consciência Negra do Coletivo, contou com a presença da secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Aparecida da Silva. Em sua fala, a dirigente destacou que a CUT é a única central sindical que dispõe de uma secretaria estadual de combate ao racismo em funcionamento, que desenvolve e que está em permanente atividade, que debate a questão racial no ambiente de trabalho, forma dirigentes sindicais e militantes para enfrentar esta questão, qualificando a intervenção e a participação nos debates. 

Também participaram do lançamento representantes de vários sindicatos da região, além de Claudia Ferreira de Souza, do Instituto Sindical Interamericano Pela Igualdade Racial (Inspir), o vereador Carlos Roberto de Oliveira (PT Campinas) e a vereadora Cristiane Paes (PT Cosmópolis). Em Cosmópolis, por exemplo, houve uma parceria, por meio do Sindicato Nacional dos Trabalhadores Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sintapi) com o Coletivo de combate ao Racismo e o mandato da vereadora, que permitiu o lançamento, naquela cidade, do Estatuto da Igualdade Racial e uma apresentação do próprio trabalho que o Coletivo vem desenvolvendo ao longo dos anos.

Clique aqui para baixar o PDF do calendário 2019.

Confira as atividades do Mês da Consciência Negra em São Paulo.

carregando
carregando