Candidatos às prefeituras de Campinas e Indaiatuba assinam Carta Compromisso da CUT
Documento também foi assinado por candidatos que disputam os cargos de vereador e vereadora
Publicado: 29 Agosto, 2024 - 16h37 | Última modificação: 29 Agosto, 2024 - 16h50
Escrito por: Redação CUT São Paulo, com informações da subsede da CUT-SP em Campinas
O candidato a prefeito de Campinas (SP), Pedro Tourinho (PT), e a candidata de Indaiatuba (SP), Professora Bel (PT), assinaram a Carta Compromisso da CUT na qual se comprometem com a defesa das pautas da classe trabalhadora caso vençam as eleições municipais de outubro. A atividade, na manhã desta quinta, 29, foi realizada na sede do Sinergia/CUT, em Campinas.
Para acompanhar a assinatura do documento, participaram o presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart, o presidente do Sinergia/CUT, Claudinei Cecatto, o coordenador da subsede da CUT-SP em Campinas, Agenor Soares, a secretária de Mulheres do Sinergia CUT e coordenadora do Coletivo de Mulheres da CUT Campinas Rosana Gazzolla, e o secretário de Cultura da CUT-SP, Carlos Fábio, o Índio.
A Carta Compromisso possui oito pontos que abrangem direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da iniciativa privada e de servidores públicos, que compreendem desde a geração de emprego e renda como o enfrentamento a assédios.
“As eleições são um momento importante para defender e fortalecer as pautas sociais e econômicas de interesse da classe trabalhadora e garantir que elas entrem no debate político. Dessa forma, também estabelecemos compromissos para que, quando eleitos, os futuros governantes tenham uma mesa permanente de negociação e diálogo com a representação sindical, fundamental em qualquer democracia”, afirmou Raimundo Suzart.
O documento da CUT com compromissos para a classe trabalhadora está à disposição de todos os candidatos e candidatas do país que desejam assiná-lo, independente de partido.
Durante a assinatura, Pedro Tourinho ressaltou existir nas ruas um sentimento de mudanças por parte da população, que anseia por uma recuperação das políticas sociais. “Estamos mais do que comprometidos com o conteúdo da carta, que estabelece que tenhamos uma administração que apoie e promova o trabalho digno e decente, que cuida das pessoas e da população como um todo, com o fortalecendo dos concursos e serviços públicos. Essas são as coisas que já estamos dizendo para cidade em nossas caminhadas, pois nosso lado é o do trabalhador, das políticas públicas, da recuperação do emprego e renda das pessoas. Fico feliz de ver a CUT se dispor a fazer essa transposição da luta sindical e cotidiana para o processo político, de engajar os trabalhadores nesse momento de escolha fundamental para toda sociedade”, falou o candidato de Campinas.
Professora Bel, de Indaiatuba, seguiu em linha parecida, ao dizer que a carta é uma reafirmação de seu compromisso pessoal e político como trabalhadora e educadora. “Assinar a Carta Compromisso da CUT vai além de um ato simbólico. É uma reafirmação do meu compromisso pessoal e político como trabalhadora e educadora. A carta está em consonância com nosso plano de governo, que visa assegurar políticas que promovam uma distribuição mais justa de recursos e oportunidades. Como parte desta comunidade trabalhadora, meu papel como candidata à prefeitura vai além de reforçar esses princípios. Estou aqui para atuar ativamente na luta por uma Indaiatuba fundamentada na justiça social e na igualdade”, disse.
Candidatos que disputam vagas nas câmaras municipais também se comprometeram com a carta. Assinaram a Professora Solange Pozzuto, o Professor Wagner Romão e João Domingues, o Tatá, que concorrem por Campinas, Dão Ferreira, por Indaiatuba, Jobson Pierri, de Sumaré, e Fernanda Feliciano, de Santa Bárbara d'Oeste. Todos estão filiados ao PT.