MENU

Campinas: Coletivo de Aposentados da CUT organiza Conferência Livre de Saúde

Publicado: 05 Janeiro, 2023 - 17h25 | Última modificação: 05 Janeiro, 2023 - 17h34

Escrito por: Rafael Silva - CUT-SP

Arte: Maria Dias/CUT-SP
notice

Com a proximidade da 12ª Conferência Municipal de Saúde de Campinas, prevista para este ano, diversas organizações e movimentos de luta em defesa da saúde pública estão se organizando em etapas preparatórias para discutir eixos e as pautas que devem nortear o evento.

Uma dessas etapas é a Conferência Livre em Saúde da Pessoa Idosa de Campinas, que tem a organização do Coletivo de Aposentados, Pensionistas e Idosos da subsede da CUT-SP em Campinas junto com a Associação de Defesa e Valorização dos Idosos, Aposentados e Pensionistas da Região Administrativa de Campinas/SP. 

O evento, que será realizado no dia 24 de janeiro, terá o objetivo de reunir as contribuições da população idosa para que elas sejam levadas à etapa municipal. Além disso, a Conferência livre irá indicar os delegados e delegadas que estarão nas etapas seguintes.

A atividade é aberta a todos os interessados e irá ocorrer no Auditório do Sindiquinze, na rua Dr. Quirino, 594, no centro de Campinas, das 14h30 às 18h.

"Somente intervenções oportunas permitirão aumentar as contribuições desse grupo etário para o desenvolvimento social e evitar que o envelhecimento populacional se transforme em uma crise para a estrutura de saúde e de assistência social do Brasil. Para isso é necessário assegurar a atenção integral à saúde do idoso através da participação dos sindicatos, coletivos de luta e qualquer outra agremiação ou movimento de luta da pessoa idosa”, diz trecho da convocação assinada pelo coordenador do Coletivo, Adão Luiz Carlos, e o representante da Associação dos Idosos de Campinas, Juarez Mateus Bispo.

O que são conferências?

As conferências são espaços democráticos de articulação coletiva em torno da construção das politicas públicas. Geralmente organizadas por temas, como saúde, por exemplo, elas reúnem representantes dos mais diversos segmentos da sociedade, como governo, cidadãos comuns, sindicatos, organizações sociais, grupos empresariais etc. para apontar os caminhos a serem seguidos pela gestão governamental. A depender da demanda da região, as conferencias podem ser divididas por etapas, como por bairros ou grupos específicos da população, de forma a garantir o maior número possível de participantes.

Serviço 
Conferência Livre em Saúde da Pessoa Idosa de Campinas – “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”
Data: 24 de janeiro de 2023
Hora: Das 14h30 às 18h
Local: Auditório do Sindiquinze, na rua Dr. Quirino, 594, no centro de Campinas