• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Campanha Outubro Rosa reúne prevenção e solidariedade

Coletivo das Mulheres Metalúrgicas do ABC inicia a campanha do Outubro Rosa 2020. Haverá arrecadação de produtos de higiene pessoal e de fios de cabelo

Publicado: 06 Outubro, 2020 - 11h17 | Última modificação: 06 Outubro, 2020 - 11h29

Escrito por: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Divulgação
notice

Para reforçar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e do combate à violência contra a mulher, o Coletivo das Mulheres Metalúrgicas do ABC inicia a campanha do Outubro Rosa 2020. Haverá arrecadação de produtos de higiene pessoal e de fios de cabelo.

A diretora executiva do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Michelle Marques, chama a atenção para a situação das mulheres.

“No Brasil sempre tivemos problemas de violência contra a mulher, mas agora com esse governo fascista as políticas públicas de atendimento às vítimas estão sendo atacadas, sucateadas ou fechadas. A campanha de arrecadação de produtos de higiene pessoal é para olhar com mais carinho para mulheres em uma situação tão extrema”, afirmou.

“Nesta pandemia, até para fazer denúncias ficou mais difícil, já que a convivência dentro de casa com o agressor aumentou. Convidamos todos a participar e ajudar a aliviar a situação de abrigos que acolhem as vítimas da violência doméstica”, destacou.

Antes da pandemia, o Coletivo doou todo o valor arrecadado durante as últimas atividades culturais e mais dois computadores seminovos para um centro de acolhimento e referência no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica no ABC.

Nesta pandemia, até para fazer denúncias ficou mais difícil, já que a convivência dentro de casa com o agressor aumentou
- Michelle Marques

Foto: Adonis Guerra/SMABCFoto: Adonis Guerra/SMABC

160% mais casos de feminicídio

 O Estado de São Paulo registrou 13 casos de feminicídio em julho deste ano, 160% a mais do que no mesmo mês de 2019, quando cinco mulheres foram assassinadas, segundo boletins de ocorrência da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

Em abril deste ano, primeiro mês completo em quarentena, foram 21 feminicídios, 32% a mais do que os 16 no mesmo período de 2019.

Ligue 180 para fazer denúncias. O boletim de ocorrência pode ser feito pela internet (delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br). Se precisar de apoio, procure uma representante sindical.

A campanha arrecadará fios de cabelo para pacientes que lutam contra o câncer e produtos de higiene, que serão doados a entidades que atendem mulheres vítimas de violência doméstica

“Com a pandemia, a necessidade do isolamento social e a crise, nunca foi tão importante a solidariedade. Vamos fazer uma grande campanha de arrecadação nas fábricas. Quem puder já pode ir juntando doações. Procure um representante do Sindicato ou, se não tiver na sua fábrica, entre em contato e vamos providenciar a retirada das doações”, chamou Michelle. O telefone é o 4128-4200.

No ano passado, a campanha Doe Fios de Amor arrecadou cerca de 500 doações de cabelo, que foram entregues ao Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer) e ao Hospital Pérola Byington, em São Paulo.

“Foi uma ação muito vitoriosa, tanto que até hoje recebemos doações de cabelo. O Sindicato vai reforçar a campanha agora. Devido a pandemia, pedimos que tragam o cabelo já cortado e embalado”, explicou.

Drive Thru Solidário

As doações do Outubro Rosa poderão ser entregues também no Drive Thru Solidário, que está previsto para ser realizado na Regional Diadema, no dia 24 de outubro. Não será preciso descer do carro para fazer sua doação.

Doe fios de amor

Saiba como doar:

• São aceitos todos os tipos de cabelo.

• O cabelo deve ter, no mínimo, 15 cm de comprimento, podendo ser só uma mecha.

• Diga ao cabeleireiro que você está cortando para doar.

• O corte deverá ser feito com o cabelo seco.

• Coloque o cabelo cortado bem amarrado no elástico em um saquinho e leve até a recepção do Sindicato ou das regionais ou deixe com o CSE
na fábrica.