Câmara Municipal de Diadema (SP) homenageia a CUT por seus 40 anos de história
Publicado: 31 Agosto, 2023 - 16h54 | Última modificação: 31 Agosto, 2023 - 17h12
Escrito por: Rafael Silva e Vanessa Ramos
A Central Única dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CUT) completou 40 anos no dia 28 de agosto. Para comemorar essas quatro décadas de lutas e conquistas, a Câmara Municipal de Diadema realizou sessão solene, de autoria do presidente da Casa, o vereador Orlando Vitoriano (PT).
A sessão reuniu dirigentes e ex-dirigentes sindicais, parlamentares e ativistas políticos da região.
“Merece louvores, porque tem como base, os princípios de igualdade e solidariedade, e objetivos como organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática”, disse Vitoriano, ao lembrar que parte de sua trajetória de vida também atuou como advogado no movimento sindical.
Para a vice-prefeita de Diadema, Patty Ferreira, é momento de celebrar a história da maior central sindical brasileira. “São 40 anos de uma entidade que tem feito uma luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e da democracia”, afirmou.
Secretário-geral da CUT Brasil, Aparecido Donizeti da Silva, exemplificou a importância da Central para a população brasileira.
“Se hoje temos uma política de salário mínimo, uma jornada de trabalho de 40, 38 ou 36 horas, e se as mulheres estão ocupando espaços de maior poder, é porque houve uma luta da CUT e de toda a classe trabalhadora para que isso acontecesse.”
O presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart, também falou sobre a importância da CUT na vida dos brasileiros e brasileiras. “Temos uma Central que se colocou contra a ditadura, defendeu incansavelmente a democracia e participou de momentos cruciais da vida do povo brasileiro, a fim de lutar por direitos trabalhistas e sociais, enfrentando todo tipo de opressão”, destacou.
Acesse o Facebook da CUT-SP e veja o depoimento de sindicalistas que participaram da solenidade em Diadema.