Bloco 'O Pinto do Visconde' erguerá a bandeira da democracia no carnaval 2020

Iniciativa organizada pela CUT São Paulo, bloco completa 11 anos em 2020

Publicado: 28 Janeiro, 2020 - 15h29 | Última modificação: 28 Janeiro, 2020 - 15h50

Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo

Divulgação CUT-SP

Com o tema “Democracia, diversidade e resistência”, o tradicional bloco de carnaval de rua “O Pinto do Visconde” sairá pelas ruas do Brás no dia 14 de fevereiro, a partir das 17h. A concentração será na Rua Caetano Pinto, altura do número 597, no centro da capital paulista.

O bloco, que completa 11 anos em 2020, integra o calendário oficial do Carnaval de rua da cidade. Com apoio da CUT Nacional e da CUT São Paulo, a festividade reúne comerciantes, moradores e sindicatos.

“Em tempos de um governo que prega o ódio, têm representantes que fazem apologia ao nazismo e que barram a diversidade, a festa de carnaval nas ruas representa a resistência”, afirma o presidente da CUT São Paulo, Douglas Izzo.

A proposta, segundo o secretário de Cultura da CUT-SP, Carlos Fábio, mais conhecido como Índio, é promover o diálogo com a comunidade local e os trabalhadores da região.

“Os blocos de rua são gratuitos, aproximam as pessoas, promovem encontros e festejos de uma forma mais participativa, sem restrições ou amarras, como algumas vezes acontece nas grandes escolas. É também uma oportunidade de conversamos com a população sobre os direitos trabalhistas e sociais que estão sendo jogados no lixo e o que representa a democracia nos dias de hoje”, completa o dirigente.

História

O bloco 'O Pinto do Visconde’ surgiu em 2009, a partir da iniciativa de um grupo de amigos que frequentava o antigo Bar Absoluto, esquina das Ruas Caetano Pinto e Visconde de Parnaíba, no bairro do Brás. Da mescla dos nomes destas ruas é que nasce o nome oficial do bloco.

Organizado pelo Coletivo Estadual de Cultura da CUT-SP, em 2020 o bloco comemora uma nova conquista: a criação da Secretaria de Cultura da CUT-SP, aprovada no 15º Congresso Estadual da CUT São Paulo (CECUT) no dia 8 de novembro de 2019.

ANOTE NA AGENDA

Data: 14 de fevereiro (sexta-feira) a partir das 17h
Local: Rua Caetano Pinto, na altura do número 597

Clique aqui para confirmar presença no evento do Facebook

O Pinto do Visconde
Sérgio dos Santos

Deixaram o galinheiro aberto
Que azar, o Visconde não viu!
Isso é que dá ser desatento!
O Pinto do Visconde fugiu.

Por favor, ajude a encontrar
Junte-se a nós com garra e devoção!
Esse Pinto é muito esperto
Gosta de vinho, mulherada e azaração!

Refrão

Já procurei pelo Brás
Já fiz coisas que ninguém faz!
A pergunta que ninguém responde
Onde é que está o Pinto do Visconde?

Bis

A panela não é o seu lugar
Isso nunca, onde já se viu!
Ele não tem destino certo
Foi por isso que o Pinto fugiu!