Bloco da CUT-SP ocupará o Brás, na capital paulista, no dia 2 de fevereiro

Desfile do bloco “O Pinto do Visconde” tem como ponto de partida a rua Caetano Pinto, altura do número 597

Publicado: 19 Janeiro, 2024 - 11h49

Escrito por: Laiza Lopes - CUT São Paulo

Completando 15 anos de tradição em 2024, o bloco da CUT São Paulo “O Pinto do Visconde” sai às ruas no dia 2 de fevereiro, sexta-feira, a partir das 17h.

O bloco tem concentração na rua Caetano Pinto, altura do número 597, no Brás, bairro da capital paulista. “O Pinto do Visconde” está no cronograma oficial do carnaval de rua da cidade de São Paulo.

Neste ano, o mote do grupo de foliões é “15 anos de folia, luta e resistência”. A festividade reúne moradores e comerciantes locais da região central.

“O bloco está debutando e, nesses 15 anos, fez muitas lutas junto às bandeiras da CUT”, comenta o secretário de Cultura da CUT-SP, Carlos Fábio.

Para o secretário, é um momento importante de descontração junto à comunidade. “O desfile também serve para fazer uma reflexão neste período pós-lutas e para as que virão”, diz.

Tradição

Criado em 2009, o bloco 'O Pinto do Visconde’ se consolidou a partir da iniciativa de um grupo de amigos que frequentava o antigo Bar Absoluto, localizado na esquina das ruas Caetano Pinto e Visconde de Parnaíba, no bairro do Brás. Da mescla dos nomes dessas ruas é que nasce o nome oficial do bloco.

Desde seu nascimento, é organizado pela CUT São Paulo envolvendo diferentes secretarias da entidade por meio do Coletivo Estadual de Cultura da CUT-SP.

Em 2020, o bloco celebrou uma novidade com a criação da Secretaria de Cultura da CUT-SP, aprovada no 15º Congresso Estadual da CUT São Paulo (CECUT) em 8 de novembro de 2019.

Data e horário: 2 de fevereiro (sexta-feira) a partir das 17h
Local: Rua Caetano Pinto, na altura do número 597, próximo às estações Brás da CPTM e do Metrô e Dom Pedro II do Metrô (de 10 a 15 minutos a pé)