Bancários e metalúrgicos do ABC fazem eleições virtuais em meio à pandemia

De 1º a 5 de junho, bancários de São Paulo, Osasco e região elegem a nova direção do sindicato para o triênio 2020-23. Em 24 e 25, é a vez dos metalúrgicos votarem no segundo turno das eleições

Publicado: 01 Junho, 2020 - 11h36 | Última modificação: 01 Junho, 2020 - 11h39

Escrito por: Rede Brasil Atual

Reprodução

Em meio à pandemia de coronavírus, o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC farão eleições à distância este mês. O bancários iniciam nesta segunda-feira (1º) o processo eleitoral que vai definir a nova diretoria da entidade para o triênio 2020-23. A eleição virtual vai até a próxima sexta-feira (5). A eleição nos Metalúrgicos será no final do mês.

Pelo site do sindicato, os trabalhadores poderão votar em uma das chapas em disputa. Para aqueles que não têm acesso à internet em casa, o sindicato oferece terminais de votação na sede da entidade, que fica no centro de São Paulo, e também nas regionais Paulista e Osasco.

“O sindicato nunca teve tanta importância quanto nessa pandemia. Sabemos que os sindicatos que são fortes e organizados, estão conseguindo fazer boas negociações para as categorias”, afirma a presidenta da entidade, Ivone Silva, à repórter Daiane Ponte, para o Seu Jornal, da TVT.

Ela ressalta que a participação da categoria nas eleições fortalece o sindicato, em meio à onda de ataques do governo Bolsonaro às organizações sindicais. “Este é o momento em que os trabalhadores têm a chance de se fortalecer para impedir o avanço desses ataques”.

Metalúrgicos do ABC

Os metalúrgicos do ABC realizam eleição, entre os dias 24 e 25 de junho. Serão eleitos os integrantes do Conselho da Executiva e do Conselho Fiscal para a gestão 2020/2023. O primeiro turno, ocorrido em março, ainda antes das medidas de isolamento, elegeu o comitês sindicais nas empresas do setor.

Com a maioria da categoria em casa, com contrato de trabalho suspenso ou em regime de home office, a votação do segundo turno ocorrerá virtualmente.

Para o secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC (SMABC), Aroaldo Oliveira, os desafios impostos pela pandemia demandam união, organização e solidariedade da categoria. “Só a presença dos trabalhadores nas urnas credencia a direção a continuar discutindo os problemas da categoria no dia a dia”, afirma.

Assista à reportagem