Audiência por soberania e contra privatizações será nesta quinta (19) em SP

CUT São Paulo e sindicatos filiados participam da atividade na Alesp

Publicado: 18 Setembro, 2019 - 18h07

Escrito por: Vanessa Ramos - CUT São Paulo

Há um mês, o governo de Jair Bolsonaro (PSL) anunciou a proposta de privatizar 17 empresas estatais, entre as quais Correios, Eletrobras, Casa da Moeda, Dataprev e Porto de São Sebastião, no litoral norte paulista.

Alinhado ao governo federal, esta realidade se repete com o governo de João Doria (PSDB) no estado de São Paulo que, recentemente, conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a extinção da Dersa.

Outras empresas estão na mira do governador como, por exemplo, a Fundação para o Remédio Popular (Furp), a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) e a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).

Para fazer resistência diante desta realidade é que será realizada a audiência da Frente em Defesa da Soberania Nacional e Contra a Privatização nesta quinta (19), das 9h às 12h, no auditório Franco Montoro, na Alesp, na Avenida Pedro Álvares Cabral, 201.

“Esta estratégia de sucatear as estatais brasileiras, com objetivo de entregar cada uma delas ao setor privado não é de hoje, mas estamos vivendo um acentuado retrocesso num ritmo devastador como não se via desde o governo de Fernando Henrique Cardoso que, na década de 1990, conduziu em seu governo um amplo programa de privatizações entregando de bandeja as nossas riquezas”, afirma o presidente da CUT-SP, Douglas Izzo.

Segundo Izzo, a atividade contará com a participação da CUT e de seus sindicatos que, desde as últimas eleições, têm ampliado as mobilizações nas ruas contra o desmonte das estatais e pelos direitos da classe trabalhadora.