MENU

Ato do Sindserv Santo André e do TEAtivismo em defesa dos direitos dos dos autistas

Manifestação acontecerá no próximo domingo (7) a partir das 8h30, no Paço Municipal andreense

Publicado: 05 Abril, 2024 - 11h20

Escrito por: Viviane Barbosa - Sindserv Santo André

Mídia Consulte Comunicação & Marketing
notice

Como parte das ações do mês de conscientização mundial do Autismo, o "Abril Azul", o Sindserv Santo André e o movimento social TEAtivismo (que reúne mães e pais atípicos de filhos com autismo e pessoas com deficiência - PCD) realizarão no próximo domingo, dia 7 de abril, uma manifestação pacífica e apartidária, a partir das 8h30, no Paço Municipal. 

O objetivo é chamar atenção do governo municipal e legislativo pela implementação de políticas públicas que garantam educação inclusiva, saúde e esporte para as crianças autistas e PCD, por respeito e valorização para os profissionais da Educação.

A diretora do Sindserv Santo André, Carolina Aparecida, que coordena o Grupo do Sindicato de Pais, Mães e/ou Responsáveis de Pessoas com Deficiência (PCD’s), explica que a situação é preocupante na cidade de Santo André.

 "Não temos a inclusão das crianças PCD’s nas unidades escolares. Isso se deve à falta profissionais capacitados da área da Educação que precisam de treinamento para acolher essas crianças. Defendemos a abertura de concurso público e a valorização dos profissionais de Educação da nossa rede para atender essa demanda. Se existe projeto de inclusão está deficitário. Para que fato tenhamos uma cidade inclusiva que respeite os direitos das pessoas com deficiência temos que capacitar os profissionais de todas as áreas", frisa a sindicalista.

Paula Munhoz, fundadora da ONG Teativismo e mãe atípica de uma criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista), acrescenta que a situação é alarmante das crianças com deficiência na rede de ensino municipal.

"Dados da Secretaria de Educação mostram que 1.258 alunos têm TEA e 757 possuem deficiências e altas habilidades nas escolas municipais de Santo André. No entanto, temos mais 1.800 crianças que ainda serão diagnosticadas. Temos uma escassez de recursos para atendimento das crianças PCDs, e precisamos urgente da ampliação de projetos com atenção especial nas áreas de Educação, na Saúde e no Esporte", completa a ativista.

Outra pauta importante que será destaque na manifestação é o direito à redução da jornada de trabalho, sem redução no salário, para os pais e mães servidores com filhos PCDs.

"Essa pauta faz parte da nossa Campanha Salarial. Estamos conversando com a Administração Municipal que sinalizou que realizará estudos para viabilizar o cumprimento da legislação federal que garante jornada especial para o servidor com cônjuge, filho ou dependente com deficiência", explica Durval Ludovico Silva, Representante Legal do Sindserv Santo André.