MENU

Aposentadoria no pós reforma será tema de oficina na CUT-SP

Atividade, da Secretaria de Assuntos Jurídicos, será realizada no dia 13 de forma virtual

Publicado: 11 Outubro, 2021 - 13h11 | Última modificação: 11 Outubro, 2021 - 13h33

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

notice

Na próxima quarta-feira, 13 de outubro, a Secretaria de Assuntos Jurídicos da CUT-SP promove a oficina “As principais discussões sobre aposentadoria no pós reforma da Previdência”. A atividade será realizada de forma virtual, pela plataforma Zoom, com início às 10h.

Participam do encontro o secretário de Saúde do Trabalhador da CUT-SP, José Freire da Silva, a advogada Claudia Caroline da Costa, associada à Cascone Advogados e ao Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), e Vinicius Cascone, advogado especialista em Direito do Trabalho. A mediação será feita pela secretária de Assuntos Jurídicos da CUT-SP, Vivia Martins.

“Não tem absolutamente nada que seja benéfico aos trabalhadores nessa reforma. Ela é perversa e serve somente ao setor empresarial. Mesmo assim, a proposta aprovada gera muitas dúvidas, principalmente àqueles que já estavam trabalhando e contribuindo com a Previdência antes das mudanças. Por isso, essa oficina será um bom momento para discutir como a reforma tem sido aplicada em cada caso”, afirma Vivia.

A nova reforma da Previdência foi aprova pelo Congresso Nacional em outubro de 2019. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 103/2019, feita por Jair Bolsonaro (ex-PSL) e por seu ministro da Economia Paulo Guedes, é uma das mais cruéis já feitas à classe trabalhadora, pois restringe o acesso à aposentadoria, reduz o valor dos benefícios e aumenta o valor das alíquotas de contribuições.

Com a reforma, os trabalhadores e trabalhadoras que entrarem no mercado de trabalho só poderão se aposentar com idades de 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens), tanto na iniciativa privada como no setor público federal, com tempo mínimo de contribuição de 15 anos (mulheres), 20 anos (homens) e 25 anos para servidores de ambos os sexos. No entanto, algumas categorias possuem regras diferentes. (Clique aqui)

Para participar da oficina, é preciso estar na base dos sindicatos CUTistas, que receberão o link para o evento. Outras informações podem ser obtidas no assuntosjuridicos@cutsp.org.br.