MENU

8M: Baixe o jornal da Mulher Trabalhadora 2025

Publicação será distribuída durante as atividades da Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-SP no Mês Internacional de Luta das mulheres

Publicado: 07 Março, 2025 - 13h44

Escrito por: Redação CUT São Paulo

Arte: Maria Dias/CUT-SP
notice

O Jornal da Mulher Trabalhadora da CUT-SP 2025 já está disponível para download. Além da versão online, o material será distribuído às trabalhadoras e aos trabalhadores pelo estado de São Paulo durante março, o Mês Internacional de Luta das Mulheres.

Entre os temas que são destaques da publicação está a luta pela redução da jornada sem a redução salarial. Pauta histórica da CUT, o tema ganhou forte mobilização desde o ano passado, principalmente em relação aos trabalhadores e trabalhadoras que atuam na escala 6x1.

Para as mulheres, essa redução de jornada irá significar melhores condições de vida, pois elas trabalham, em média, 9,6 horas a mais do que os homens, de acordo com o IBGE – isso se deve a jornadas duplas ou triplas que elas enfrentam, por exemplo, fazendo os afazeres de casa e cuidado dos filhos, enquanto que os maridos não assumem essas responsabilidades.

No jornal, também é possível conferir textos sobre direitos reprodutivos, balanço sobre a lei da igualdade salarial e os impactos das emergências climáticas na vida das mulheres.

A publicação traz, ainda, os dados sobre os cortes e congelamentos feitos pela gestão Tarcísio de Freitas nas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher, ao mesmo tempo em que o estado de São Paulo bate recordes de feminicídio.

Acesse aqui para baixar, enviar por e-mail ou compartilhar o jornal nas redes sociais. Para solicitar a versão para impressão em gráfica, mande um e-mail para [email protected].