MENU

17ª Plenária Estatutária da CUT-SP será nos dias 18 e 19 de julho

Evento debaterá estratégias de lutas no estado de São Paulo para o próximo período, além de reafirmar os princípios da Central

Publicado: 25 Junho, 2025 - 17h46 | Última modificação: 25 Junho, 2025 - 18h00

Escrito por: Rafael Silva - CUT São Paulo

Arte: Maria Dias / CUT São Paulo
notice

Para atualizar as estratégias de luta do próximo período, a CUT-SP realiza sua 17ª Plenária Estatutária nos dias 18 e 19 de julho, reunindo mais de 300 delegados e delegadas sindicais de todo o estado.

O encontro acontecerá em formato híbrido – presencial e virtual – com a sede da CUT, no Brás (SP), como palco principal das discussões e articulações.

Realizada a cada quatro anos, a plenária é um momento de avaliação política e organizativa da Central em São Paulo, sendo um balanço com foco na construção de novas estratégias de mobilização e resistência diante do cenário político e econômico.

A plenária estadual também integra o processo de preparação para a 17ª Plenária Nacional da CUT, marcada para outubro. Neste ano, ambas as plenárias prestarão homenagem a João Batista Gomes (Joãozinho), histórico dirigente da CUT-SP e da direção nacional, que morreu em abril.

"Esse é um momento decisivo para fortalecer a nossa organização e afiar nossas estratégias de luta. É hora de fazer um balanço das ações desde o último congresso com a oportunidade de fazer ajustes, sem medo de enfrentar os desafios que a realidade impõe. Só com unidade, firmeza e ação coletiva é que enfrentaremos os ataques aos direitos da classe trabalhadora. Estamos aqui para preparar a luta por justiça, trabalho digno e direitos garantidos”, afirma o presidente da CUT-SP, Raimundo Suzart.

Entre os principais temas em debate, ganham destaque a luta por redução da jornada de trabalho sem corte de salários, os desafios trazidos pelas novas tecnologias e pela inteligência artificial, o enfrentamento à precarização das relações trabalhistas, impulsionada pelos modelos “uberizados” e a pejotização.

São Paulo

As assembleias sindicais para a escolha de delegadas e delegados já começaram em maio e seguem até 30 de junho, bem como as plenárias estaduais e reuniões de ramos que elegerão representantes para a etapa nacional.

Serviço
17ª Plenária Estatutária da CUT-SP
Dias 18 e 19 de julho de 2025
Formato híbrido (presencial e virtual)
Local: Sede da CUT, na Rua Caetano Pinto, 575, no Brás – São Paulo (SP)