• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
  • Rádio Brasil Atual
MENU

Biografia

Márcia Viana

Márcia Viana

Secretária da Mulher Trabalhadora da CUT-SP

Casada e mãe de dois filhos, se divide entre a militância e a vida familiar. Para ajudar sua família, a dirigente começou a trabalhar aos 15 anos no setor de confecção.

Em 1989 foi convidada para participar da direção do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Sorocaba e Região, onde exerceu a presidência por quatro mandatos, de 1998 até 2014. Atualmente atua como Secretária-Geral desta entidade.

Assumiu, em 2009, a Secretaria de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário (CNTRV-CUT). E, em 2013, a Secretaria de Comunicação da confederação, tendo sido reconduzida ao cargo no 10º Congresso do Ramo para o quadriênio de 2015-2019.

Aos 48 anos, é formada em Gestão Pública pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp) e pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Fundação Perseu Abramo.

Foi eleita para compor a direção da CUT São Paulo, em agosto de 2015 e, a partir de 28 agosto de 2017, assume a Secretaria da Mulher Trabalhadora da CUT-SP.

Márcia acredita que neste momento histórico de retrocessos, as mulheres sofrerão as piores consequências. Dessa forma, dará continuidade ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Pasta e intensificará a luta contra a retirada de direitos; pelo fim de todas as formas de preconceito e discriminação, na vida e no trabalho; pelo fim da violência contra as mulheres; e por tantas outras lutas que constam no plano de ação da CUT-SP.