Adriana Magalhães

Secretária de Comunicação da CUT-SP

Contato

Nasceu em junho de 1976 na cidade de São Paulo. Ingressou no banco Itaú em 1995 onde conheceu o movimento sindical bancário, participando dos cursos de formação para a base e das atividades sindicais.

Em 2002 tornou-se dirigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e atuou na regional localizada no centro da capital paulista, onde assumiu a coordenação por sete anos. Também participou do Comitê de Acompanhamento do Plano de Saúde dos Funcionários do Itaú.

Posteriormente, integrou o Coletivo Nacional de Juventude da CUT por meio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) e presidiu o Comitê de Jovens da UNI Américas, experiência que lhe permitiu conhecer outras categorias de trabalhadores/as em âmbito nacional e internacional, bem como a organização sindical e política de alguns países.

É graduada em Psicologia, com duas pós-graduações em Sociopsicologia e em Gestão em Políticas Públicas, ambas realizadas na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fesp). Tem também dois cursos de extensão em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP) e Economia do Trabalho e Sindicalismo, pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia da Unicamp.

Durante o 13º Congresso Estadual da CUT (CECUT) assumiu a Secretaria de Comunicação da CUT/SP para a gestão 2012/2015. E, em agosto de 2015, foi reconduzida ao cargo, durante o 14º CECUT.