• TVT
  • RBA
  • Rádio CUT
MENU

Artigo

Secor celebra Dia do Comerciário e uma história de conquistas para a categoria

Publicado: 30 Outubro, 2015 - 00h00

Nesta sexta-feira, 30/10, é a vez do trabalhador do comércio celebrar a data destinada em sua homenagem, o Dia do Comerciário! O Sindicato dos Comerciários de Osasco e Região (Secor) parabeniza a categoria por sua persistência e trabalho duro diário e agradece pela união que os trabalhadores mantêm com o Secor. É uma honra trabalhar ao lado de vocês!

Mesmo com o reconhecimento tardio da profissão comerciária, temos muito a comemorar. Foi em 14 de março de 2013, que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei de regulamentação do comerciário, fazendo com que nossa profissão seja reconhecida em carteira de trabalho e proporcionando a nós algumas garantias, como a jornada de trabalho de 8 horas diárias e 44 semanais, a qual pode ser alterada apenas mediante convenção ou acordo coletivo.

Nosso Sindicato começou a atuar ao lado dos trabalhadores do comércio muitos anos antes da regulamentação da profissão. Foi em 1976 que o Secor foi fundado e, desde então, vem crescendo no movimento sindical, conquistando mais representatividade para lutar pelo comerciário.

Desde nosso nascimento como Sindicato, lutamos por avanços para nossa categoria e reconhecimento. Este ano, por exemplo, saímos vitoriosos da Campanha Salarial 2015/2016, conquistando reajuste salarial de 9,9% aos comerciários varejistas.

A preocupação com o comerciário na área da saúde também é uma questão para o Secor, por isso, investimos em convênios e benefícios aos associados, além de proporcionar atividades voltadas para o bem-estar dos comerciários, como o Projeto Integração, que conta com diversas modalidades de atividade física, e o Campeonato de Futebol Society.

Também vale destacar que, de acordo com nossa Convenção Coletiva de Trabalho Varejista, devido ao Dia do Comerciário, ao trabalhador será concedida indenização correspondente a um ou dois dias de sua remuneração no mês.

Nosso recado aos comerciários é que continuaremos a conquistar nossos avanços na luta diária ao lado dos trabalhadores! Parabenizamos os comerciários por esse dia tão especial! O comércio sem vocês não seria nada!

José Pereira da Silva Neto é presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (Secor)